domingo, 2 de maio de 2010

Etapa nº 05 - Barroco - Passo 02

Passo 02

Bento Teixeira usou "Os Lusíadas" de Camões como modelo par construir sua obra. Isto é evidente por causa da estrutura do poema, que foi escrito em oitava rima com versos decassilabos heróicos. Também, a "Prosopopéia" usa uma sintaxe clássica similar aos de "Os Lusíadas", além de seguir o padrão por dividir sua epopéia em seções de proposição, invocação e dedicação.
A novidade que "Prosopopéia" traz, em relação à obra de Camões, tem a ver com o cenário, visto que a história se passa em terras Brasileiras, e também, o tema, visto que descreve os feitos de batalha de Jorge D'Alburqueque e seu irmão contra os mouros na África, incluindo seus apuros na prisão e a morte de Duarte.
"Prosopopéia" narra a vida e as aventuras de Jorge D'Albuquerque Coelho, terceiro donatário da Capitania de Pernambuco, e de seu irmão, Duarte. Os acontecimentos narrados se passam em terras pernambucanas e durante a batalha de Alcacer-Quibir, na África, onde os dois irmãos tiveram grande participação a serviço do Rei. D Sebastião.

Um comentário:

Algo a acrescentar? Sinta-se a vontade em dar indicações e comentários na nossa viagem literária!

Seguidores