quarta-feira, 7 de abril de 2010

Etapa 04 - Literatura de Informação - Passo 01

Passo 01

Alfredo Bosi discorre em sua crítica o quão contraditório é os termos empregados para descrever as ações e atitudes dos que vieram se apossar das terras do Brasil. Embora ele admita que a colonização, palavra que deriva do termo latim colo, inclua um certo grau de dominação, em poucos momentos esta dominação foi dosada ou usada para fins de benefício ao povo colonizado.
A cultura, que vem de épocas muito anteriores, que nasceu em solo preparado, bem lavrado, que nasceu na memória de um povo trabalhador, é a coisa mais estimada por qualquer nação, inclusive pelos portugueses colonizadores da terra, Brasil. Entretanto, estes não tiveram o menor respeito ou cuidado pela cultura dos índios e depois dos negros que capturaram, compraram e trouxeram para o Brasil para serem escravos. Os portugueses davam valor apenas à cultura que eles receberam de seus antepassados, e usavam-na para subjugar a cultura alheia, alegando até que os nativos não possuíam religião.
Apesar de haver um conceito ilusório de que colonizadores e colonizados tenham dado-se bem em terras brasileiras, a realidade existente era oposta e diversa, e mesmo os que se dispunham a proteger e falar a favor dos dominados, em um momento ou outro expressava-se contraditória a causa, como por exemplo muitos religiosos que condenavam a exploração dos índios e por outro lado abençoavam as bandeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a acrescentar? Sinta-se a vontade em dar indicações e comentários na nossa viagem literária!

Seguidores