sexta-feira, 26 de março de 2010

Etapa nº 03 - Classicismo - Passo 04

Passo 04

O soneto é uma estrutura poética e que encerra em sua forma um assunto discutido em forma de tese, e por ser uma estrutura curta, exige de seu poeta muita concentração e objetividade.
No soneto em questão, Camões usa muito bem tais características.
No primeiro quarteto, o poeta anuncia o tema e dá os argumentos principais que serão discutidos.
O amor é tratado como uma forma de desenvolver a beleza do espírito e agregar boas qualidades no amador. Este quarteto também deixa claro que nada mais é necessário para o amador do que o amor que ele sente.
Seguindo a discussão, o segundo quarteto traz a objeção ao que foi proposto nos quatro versos posteriores. O eu-lírico nos faz lembrar que por melhor que seja o amor, o ser humano ainda possui um corpo que deseja algo mais e não satisfaz-se apenas da idéia.
O primeiro terceto segue complementando os argumentos do quarteto anterior
e o último terceto concluiu a consideração por dizer que o amador
gostaria de ser feito de puro amor
por inteiro , e como isto não é possível, segue vivendo nas contradições do amor, entre a idéia de tornar-se virtuoso por senti-lo e o desejo de realizá-lo fisicamente.
Este soneto também busca definir a essência do amor, indicando quão contraditório ele é, usando da teoria neoplatonica, embora de forma particularmente camoniana. O autor não defende intensamente o pensamento de Platão, mas o escolhe como trampolim para discutir os efeitos que o amor tem e deve ter na pessoa que o sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a acrescentar? Sinta-se a vontade em dar indicações e comentários na nossa viagem literária!

Seguidores