sábado, 22 de maio de 2010

Etapa 6 Passo 1 e 3

Passo 1

A partir da leitura dos três sonetos abaixo, indique e justifique em que linha da obra de Bocage, dentre as que acabamos de descrever, cada um deles se enquadraria.
Sonetos:
Oh retrato da morte, oh Noite amiga
Por cuja escuridão suspiro há tanto!
Calada testemunha de meu pranto,
De meus desgostos secretária antiga!

Pois manda Amor, que a ti somente os diga,
Dá-lhes pio agasalho no teu manto;
Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto
Dorme a cruel, que a delirar me obriga:

E vós, oh cortesãos da escuridade,
Fantasmas vagos, mochos piadores,
Inimigos como eu, da claridade!

Em bandos acudi aos meus clamores;
Quero a vossa medonha sociedade,
Quero fartar meu coração de horrores.

Esse soneto apresenta características do tema 2; por falar de angústia, temas noturnos e mortuários, considerando-o pré-romântico visto que, essas são características encontradas num romance; como no verso a seguir: Oh retrato da morte, oh Noite amiga / Por cuja escuridão suspiro há tanto!/ Calada testemunha de meu pranto, / De meus desgostos secretária antiga
Olha, Marília, as flautas dos pastores,
que bem que soam,como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha: não sentes
os Zéfiros brincar por entre as flores?

Vê como ali, beijando-se, os Amores
incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
as vagas borboletas de mil cores!

Naquele arbusto o rouxinol suspira;
ora nas folhas a abelhinha pára,
ora nos ares, sussurrando, gira.
Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah!, tudo o que vês, se eu não te vira,
mais tristeza que a noite me causara.

Esse soneto trata-se de um tema bucólico, que indica um lugar ideal e sossegado com uma natureza perfeita, tranquila e própria para o encantamento amoroso, além disso, ele marca bem a presença do recurso locus amoenus e do recurso carpe diem (aproveitar o dia, o gozar agora) que está presente nos versos: “Naquele arbusto o rouxinol suspira;/ ora nas folhas a abelhinha pára, /ora nos ares, sussurrando, gira. /Que alegre campo! Que manhã tão clara!/ Mas ah!, tudo o que vês, se eu não te vira, /mais tristeza que a noite me causara”.

Levanta Alzira os olhos pudibunda
Para ver onde a mão lhe conduzia;
Vendo que nela a porra lhe metia
Fez – se mais do que o nácar rubicunda:

Toco o pentelho seu, toco a rotunda
Lisa bimba, onde Amor seu trono erguia;
Entretanto em desejos ardia,
Brando licor o pássaro lhe inunda:

“mais depressa” - lhe digo então morrendo,
Enquanto ela sinais do mesmo dava;
Mística pívia assim fomos comendo.

No soneto acima, tem como característica vocabulários chulos com o objetivo ofensivo de rebaixar a pessoa citada. Para isso, o autor faz uso de uma linguagem chula, mas , também causa riso nas pessoas que o leem. E, embora seja um soneto satírico o autor mantêm estilo e sofisticação na escolhas das palavras caracterizando – o como soneto como visto nos versos: “Enquanto ela sinais do mesmo da; / Mística pívia assim fomos comendo”.


Passo 3 - Em sua Formação da Literatura Brasileira Antonio Candido compreende a “literatura” como uma forma de “sistema”. Os fatores necessários para a formação de tal sistema e, portanto, essenciais para a existência do que entende como sendo “literatura” seriam: o público, os escritores e as obras. Por isso, segundo esse ponto de vista, o primeiro momento histórico-literário no Brasil que conseguiu definir de fato uma prática literária foi o Arcadismo. Explique quais os motivos que levaram Antonio Candido, em seu texto “A dois séculos d’O Uruguai”, a considerar a obra de Basílio da Gama (1740-1795) como sendo uma espécie de anti-epopéia? Qual elemento Candido considera que acaba salvando o poema, pelo fato de passar a ocupar o primeiro plano, mesmo que a princípio aparecesse como um mero pretexto?

Embora o poema seja apresentado como uma epopéia, ele não tem sua estrutura. O herói General Gomes não é representado como o típico herói épico e, não há um confronto explícito entre o bem o mal como em Os lusíadas de Camões. Os índios no poema são caracterizados como “o maravilhoso”, e, os jesuítas como os verdadeiros vilões da história por estarem na ilegalidade. O foco principal tratado por Basílio da Gama recai sobre o embate e o questionamento dos valores civilizados e primitivos, ou seja, um choque entre a cultura européia e a cultura primitiva dos índios, que eram os reais donos do território. Assim, Antonio Candido o considera um poema histórico, lírico e didático, visto que, traz características do nacionalismo indígena, característica essa que acaba salvando o poema na opinião de Antonio Candido, pois, se trata de forma indireta, a crítica do processo de colonização do europeu no Novo Mundo. O Uraguai, então, passa a ser visto e considerado como um momento importante na tomada de consciência do Brasil pela literatura que lança as bases do indianismo.



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