sexta-feira, 21 de maio de 2010

Etapa nº 06 - Arcadismo - Passo 02

A)

A cançoneta "À Lira desprezo", divide-se entre o movimento arcáde e o romântico. A forma segue os padrões da inutilia truncat, sendo objetivo e sincero, mas a temática triste tem ligações com a melancolia e sentimento de alienação dos românticos. Ainda assim, por girar em torno da Lira, instrumento grego ligado a poesia e música, podemos dizer que existe temática arcádica na cançoneta. Outra característica do arcadismo presente é a inclusão de figuras da mitologia grego-romana. Isto ocorre nas estrofes finais, quando Aracne e Nise são citadas.

Em "Lira IV", as características arcádicas mais evidentes são o locus amoenus e inutilia truncat. O locus amoenus é facilmente perceptível nas descrições da natureza e das imagens criadas de caráter campestre, tranqüilo e propício para o amor. Dentro do locus amoenus encontramos o aurea mediocritas, que é a idéia de viver de forma pacata e suave, sem experiências tensas ou ambições.
A inutilia truncat é facilmente identificável na estrutura do poema, com frases curtas, vocabulário simples e claro, que expressa a falta de necessidade de rebuscar o texto e a possibilidade de sentir-se satisfeito com coisas simples.
A lira também incluí expressões que evocam o pensamento arcádico de aproveitar o dia (carpe diem), por falar da existência e ocorrência de mudanças em nossas vidas.
A lira é belamente escrita, e apesar de transmitir a mensagem de forma simples e enxuta, está carregada de leveza, singeleza e melancolia, esta última abrindo caminho para o período Romântico da literatura.

B)

A cançoneta "à Lira desprezo" é escrita em versos brancos com dois versos rimando entre si em cada estrofe. A métrica alternada dos versos junto das rimas é o que confere musicalidade e ritmo à leitura.

A "Lira IV" possui o refrão "Marília, escuta/Um triste Pastor", que é marca forte e evidente de musicalidade e ritmo. Também, observamos a musicalidade nos versos brancos pelo uso de alguma rimas e a alternação de versos de quatro sílabas poéticas com redondilhas menores, acentuados sempre na 2ª e 5ª sílaba. Esses detalhes criam uma grande fluideza na leitura, evocando o caráter musical da Lira e também a ligação da poesia com música na tradição greco-romana, esta que servia de inspiração para os poeta arcádes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a acrescentar? Sinta-se a vontade em dar indicações e comentários na nossa viagem literária!

Seguidores